Digital Org

As escolas financiadas pelo FSE por imperativo do Artigo nº 32º do Decreto Regulamentar n.º 84-A/2007 de 10 de Dezembro,estão obrigadas a “organizar um processo técnico de candidatura, de onde constem os documentos comprovativos da execução das suas diferentes ações, podendo os mesmos ter suporte digital, o qual, no caso de ações de formação, corresponde ao processo técnico-pedagógico”.

Esta obrigação legal cria a necessidade de organizar e arquivar imensas quantidades de documentos relativos ao percurso de cada ação/curso/turma/aluno durante todo o ano letivo. Planificações, critérios de avaliação, textos de apoio, correção de testes, sumários, visitas de estudo, relatórios de acompanhamento de estágio, documentos de coordenação, etc. enchem pastas e pastas de papel ocupando imenso espaço em prateleiras, horas de organização e recursos de todo o tipo.

A Mercúrio TIC desenvolveu uma aplicação informática com acesso web que arquiva e exporta (em qualquer lugar e a qualquer momento) toda esta documentação previamente organizada segundo os critérios pré-estabelecidos no referido Decreto Regulamentar. Muitos documentos (Word, PDF, PowerPoint, imagens, ficheiros áudio e Vídeo) são produzidos, utilizados, alterados e, por vezes, nem sequer precisam de ser impressos na medida em que são manipulados sempre na forma digitalizada.

O sistema digital.org funciona como um sistema de arquivo para estes documentos para ser utilizado por Professores, Coordenadores e outros intervenientes no processo educativo. Permite inserir, extrair cópias ou proceder a consultas de forma fácil e intuitiva sem perca de tempo a manipular pesadas pastas em papel.